Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como aprender Sociologia?

Bom galera!
O negócio é o seguinte, a coisa é feita de tal modo que precisamos pensar, pensar e pensar, afinal o que é Sociologia? Se levarmos bem ao pé da letra vamos ver que essa ciência estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. ...caraca..é mesmo?! Tá tudo muito bem, mas afinal, qual seria a melhor maneira de aprender Sociologia? Andando pelos bem ou mal traçados caminhos da teoria? aquela letra fria que diz que salva ou que mata? Será que a melhor maneira de entender essa ciência seria a ação prática, aquela onde a gente bate a cabeça, apanha pra aprender? Talvez seria melhor então o casamento das duas formas, onde se estuda a teoria para depois praticar, sabendo o caminho que pode ou não dar certo? O que você como aluno quer ver em sala de aula? Uma aula recheada de frases, histórias, exemplos proferidos pelo professor? As ideias de Comte, Durkheim, Marx e Weber passadas de tal forma que a gente fica com o pensamento longe, o olhar fixo em alguma parte da sala, e pensando..carambaaa..esses caras são mesmo malucos!!! Ou quem sabe preferem aulas com vídeos exemplificando a prática sociológia, uma mescla da primeira opção com a segunda? E ai? Que tal começarmos essa discussão agora?

Postado por Maik Oliveira

6 comentários:

Emilly disse...

Pois eh!!Galerinhaa!!
A sociologia tem muito a nos oferecer e porque não começarmos pelas dúvidas, inquietações, sugestões... Afinal a relação de ensino - aprendizado precisa desse conjunto e não prometemos verdades absolutas, mas podemos buscar o melhor que essa ciência humana pode ser!
;D

lilian disse...

Realmente meus colegas tem razão, a teoria sem a prática não funciona. Lembro um dia em sala após a 3ª semana de aula uma aluna me perguntou: - professora, para que serve mesmo a sociologia? Fiquei decepcionada e pensei: - Depois de tanto tempo dando aula a aluna ainda me pergunta para que serve a sociologia. Tudo isso serviu para eu refletir sobre a minha prática docente. então pensei: - quero mudar isso, farei uma dosagem entre a teoria e a prática. E isso aconteceu. Levei o conteúdo, antes de começar o blá! blá! Eu coloquei uma música de Edson Gomes, esses discentes cantaram e se deliciaram. Após eles ouvirem, eu comecei a falar sobre a importância da sociologia, diga-se de passagem, já tinha falado isso, só que a fala da aluna demonstrou que nada da teoria com aquele tipo de metodologia havia sido apreendido. Com essa história quero dizer que meus colegas Maik e Emily estão certos, o "ideal", se é que existe, é mesclar a teoria à prática, ir à campo.

Maik Oliveira disse...

Isso mesmo Lílian, bom exemplo prático o seu e realmente faz a diferença. Como Sociologia é uma disciplina nova (partindo do pressuposto da sua regulamentação em 2006) no ensino médio, podemos fazer diferente do que está posto e isso necessariamente parte de nós, que estamos chegando. É fazer e acontecer...

Mariane disse...

Por isso atividades como o PIBID que a CAPES nos oferece, são tão importantes, tanto na nossa formação acadêmica, como na formação profissional, não só para sociologia como para todas as áreas de licenciatura.

Sociologia Hoje disse...

Verdade Mariane, e esse ano, 2011, é ano de encararmos mais a prática na sala com os alunos no PIBID/Sociologia, o exercício do ensinar no qual somos desafiados a fazer a diferênça.

Anônimo disse...

Pois é... Sempre gostei de Filosofia mais ultimamente sociologia esta me fazendo pensar nas melhores coisas pra vida,e me fazendo entender porque certas coisas acontecem...eu sou muito grata a sociologia quanto a isso.

Postar um comentário