Bom galera!
O negócio é o seguinte, a coisa é feita de tal modo que precisamos pensar, pensar e pensar, afinal o que é Sociologia? Se levarmos bem ao pé da letra vamos ver que essa ciência estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. ...caraca..é mesmo?! Tá tudo muito bem, mas afinal, qual seria a melhor maneira de aprender Sociologia? Andando pelos bem ou mal traçados caminhos da teoria? aquela letra fria que diz que salva ou que mata? Será que a melhor maneira de entender essa ciência seria a ação prática, aquela onde a gente bate a cabeça, apanha pra aprender? Talvez seria melhor então o casamento das duas formas, onde se estuda a teoria para depois praticar, sabendo o caminho que pode ou não dar certo? O que você como aluno quer ver em sala de aula? Uma aula recheada de frases, histórias, exemplos proferidos pelo professor? As ideias de Comte, Durkheim, Marx e Weber passadas de tal forma que a gente fica com o pensamento longe, o olhar fixo em alguma parte da sala, e pensando..carambaaa..esses caras são mesmo malucos!!! Ou quem sabe preferem aulas com vídeos exemplificando a prática sociológia, uma mescla da primeira opção com a segunda? E ai? Que tal começarmos essa discussão agora?
Postado por Maik Oliveira
6 comentários:
Pois eh!!Galerinhaa!!
A sociologia tem muito a nos oferecer e porque não começarmos pelas dúvidas, inquietações, sugestões... Afinal a relação de ensino - aprendizado precisa desse conjunto e não prometemos verdades absolutas, mas podemos buscar o melhor que essa ciência humana pode ser!
;D
Realmente meus colegas tem razão, a teoria sem a prática não funciona. Lembro um dia em sala após a 3ª semana de aula uma aluna me perguntou: - professora, para que serve mesmo a sociologia? Fiquei decepcionada e pensei: - Depois de tanto tempo dando aula a aluna ainda me pergunta para que serve a sociologia. Tudo isso serviu para eu refletir sobre a minha prática docente. então pensei: - quero mudar isso, farei uma dosagem entre a teoria e a prática. E isso aconteceu. Levei o conteúdo, antes de começar o blá! blá! Eu coloquei uma música de Edson Gomes, esses discentes cantaram e se deliciaram. Após eles ouvirem, eu comecei a falar sobre a importância da sociologia, diga-se de passagem, já tinha falado isso, só que a fala da aluna demonstrou que nada da teoria com aquele tipo de metodologia havia sido apreendido. Com essa história quero dizer que meus colegas Maik e Emily estão certos, o "ideal", se é que existe, é mesclar a teoria à prática, ir à campo.
Isso mesmo Lílian, bom exemplo prático o seu e realmente faz a diferença. Como Sociologia é uma disciplina nova (partindo do pressuposto da sua regulamentação em 2006) no ensino médio, podemos fazer diferente do que está posto e isso necessariamente parte de nós, que estamos chegando. É fazer e acontecer...
Por isso atividades como o PIBID que a CAPES nos oferece, são tão importantes, tanto na nossa formação acadêmica, como na formação profissional, não só para sociologia como para todas as áreas de licenciatura.
Verdade Mariane, e esse ano, 2011, é ano de encararmos mais a prática na sala com os alunos no PIBID/Sociologia, o exercício do ensinar no qual somos desafiados a fazer a diferênça.
Pois é... Sempre gostei de Filosofia mais ultimamente sociologia esta me fazendo pensar nas melhores coisas pra vida,e me fazendo entender porque certas coisas acontecem...eu sou muito grata a sociologia quanto a isso.
Postar um comentário