Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Rodas de Conversa com a Sociologia

Olá Galera,
    na última sexta feira dia 27 de agosto foi realizado na UESC, um encontro sensacional de professores e alunos que fazem Sociologia, o sempre atuante Colegiado do Curso de Ciências Sociais da nossa universidade trouxe do estado do Paraná as professoras doutoras Ileize Fiorelli e Ângela Maria Souza da Universidade Estadual de Londrina,  para um papo super legal e enriquecedor com a temática "Diálogos com a Sociologia no Ensino Médio", ainda foram realizadas duas oficinas bastante proveitosas: "Os parâmetros curriculares nacionais e a sociologia" e também "Pressupostos epistemológicos para o ensino de sociologia."
     Todos que estavam presentes, especialmente os alunos que participam do PIBID/Sociologia, tiveram um dia diferente no que diz respeito ao conhecimento, porque além de aprender novas técnicas para o ensino, puderam interagir com colegas de outros conhecimentos na área de humanas como Filosofia, História, etc.
    O objetivo do "Rodas de Conversa" era colocar o aluno em contato com ideias que vem dando certo em outros estados, as professoras Ileize e Ângela, fazem parte de projetos pioneiros para disseminação e produção do livro didático para Sociologia, a contribuição que essas colegas trouxeram foi único, especialmente porque deixou evidenciado que esta ciência tão importante para a sociedade ainda enfrenta problemas de várias ordens, um deles é a resistência que alguns estados brasileiros coloca na efetivação da disciplina, a todos os que estão e são da área, essa é a nossa luta. Para o Brasil melhorar, Sociologia já!!!

Breve sessão de fotos do evento!
Socorro ai a Creme, Marcelo Angra e os demais colegas que fotografaram o evento!


Escrito por Maik Oliveira

9 comentários:

Unknown disse...

Maik,
Parabéns pela iniciativa do blog quanto maior o acesso à informação, mais as coisas andam. Agora um informe: estou usando seu texto para postar no blog do colegiado, espero que não se importe.

Sociologia Hoje disse...

Professor Elias,
é uma honra poder serví-lo, fique à vontade, o texto já é seu...cuidado apenas com meus erros de digitação...srsrsrs, um abraço!

Escola Municipal do Banco da Vitória disse...

Realmente, Maik, a roda de conversa com a sociologia foi bastante enriquecedora, mas vale uma crítica. Infelizmente, contamos com poucos colegas que atuam na área, mesmo sem ser professor graduado para ministrar a disciplina.Penso que são esses que muitas vezes estão "perdidos" ou passando e/ou repassando o conhecimento adquirido lendo os livros é que deveriam estar lá, entretanto, não estavam.O que está acontecendo?! Isso para mim, é um fenômeno social passível de estudo.

Sociologia Hoje disse...

Um questionamento que procede o seu Lílian, de fato, se queremos estabelecer a sociologia como disciplina respeitada em sala de aula e que realmente apresente sua contribuição de forma ainda mais plausível para a sociedade é preciso que todos os seus representantes estejam engajados nesse desafio, mas penso e acredito que é chegada a hora da sociologia nas escolas, pacientemente vamos construir essa história.

Maik Oliveira

Unknown disse...

Mike, você é realmente um cientista social na melhor acepção da palavra.
Preocupa-se com tudo o que diz respeito ao curso e ainda brinda à todos com essas atitudes desprendidas.
Parabéns pela ideia e pelo que tens feito por todos do curso, guardião que és da maoralidade acadêmica. Creme.

Sociologia Hoje disse...

Afff!! Creme não me emocione assim , lisonjeado com suas palavras, é demais pra mim, mas é que gosto de participar, ser presente, abraçar a causa, mas minha alegria maior é poder fazer parte de uma turma como a nossa e ainda poder construir amizades maravilhosas como a que tenho com vc, obrigado por tudo isso.

Maik Oliveira

Escola Municipal do Banco da Vitória disse...

Concordo com Creme, é assim que se faz Ciências Sociais, participando, enfrentando, colaborando, todos os "andos" que podemos imaginar. Não penso Ciências Sociais apenas em viagens para seminários, congressos, não dá para pensar as Ciências Sociais só por meio de um bom desempenho em avaliações. O ser humano não pode ser visto por partes e sim no seu todo. Desse modo, o colega Maik é um exemplo a seguir. Não pensemos que no curso de Ciências Sociais podemos pensar individualmente, até podemos,mais não devemos, o nosso curso é de compromisso com a coletividade, por isso, vamos pensar sempre em ideias que busquem favaorecer a todos, não o interesse da minoria. Vamos fazer diferente.

Anônimo disse...

É importante ressaltar que, o curso de Ciências Sociais da UESC já rende bons frutos, graças aos bons professores e ao interesse dos alunos. A razão de eu enfatizar isso é que alguns colegas que fizeram o concurso para professor de Sociologia do Estado foram aprovados, tais como: Wesley em 1º lugar para Itabuna e em 3º lugar nosso colega Maik, em Ilhéus temos Marcelo Angra.

É relevante salientar que, os nossos colegas estão na metade do curso e conseguiram se sair muito bem na avaliação. Outro detalhe importante, apenas poucos tentaram, imaginem vocês se os demais colegas fizessem tal concurso?! Vocês estão de parabéns!!!

Lílian de Sant'Anna Maia

Sociologia Hoje disse...

Grato Lílian, você sempre com suas felizes colocações, lembrando que nosso colega Ronaldo também foi aprovado no concurso para a Direc 13, Ubatã,de fato o curso de Ciências Sociais já pode dizer que tem feito coisas importantes, dando mostras de sua existência para aqueles que uma dia duvidaram dessa possibilidade. Nosso desafio enquanto primeiras turmas do curso (ainda estamos formando a terceira) é dixar um legado pra galera que vem por ai, a fim de que tenhamos uma crescente, sempre em alto nível desse que a meu ver é hoje um dos mais importantes cursos no Sul da Bahia. A sociedade da região cacaueira tem muito a ganhar com isso!

Postar um comentário