Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vitória dxs estudantes de Ciências Sociais!!!! Aparecemos em mais de 15 jornais!!!! MULHERES DA ANECS PRESENTE!

Cacs Ufmg Vinícius Caldeira Brant Informa:


Querido(a)s Colegas, gostaríamos de dar repasses sobre o andamento do processo do Professor Chico.

Na segunda-feira (21/10) protocolamos a denúncia formal ao Colegiado de Ciências Sociais e a Diretoria da FAFICH, da qual exigimos os encaminhamentos da nossa assembleia do dia 15/10:

1 – afastamento imediato do Professor Francisco Coelho dos Santos, da disciplina Sociologia 2;

2 – nomeação de novo professor para a disciplina Sociologia 2, que respeite os direitos humanos e democratize os métodos pedagógicos em sala de aula;

3 – o cuidado em não permitir nenhum tipo de represália, direta ou indireta,
aos alunos que foram vítimas e/ou estão à frente da presente Denúncia, tendo em vista que estão exercendo seus direitos com base nos direitos fundamentais postos pela Constituição da República;

4 – abertura de sindicância para apurar os fatos narrados;

5 – a aplicação de punição cabível ao Professor;

6 – participação de Representante do CACS e do DCE em todas as
reuniões de professores, tanto formais quanto informais, que forem feitas pelos órgãos administrativos para tratar do assunto, como medida de moralidade e transparência administrativas.

Na reunião com o Jorge Alexandre, o mesmo nos informou que abriria sindicância para apuração dos fatos, composto por 2 professores (as) e 1 aluno(a).
Na terça-feira foi protocolada a denúncia na Reitoria com cópia para o Ministério Público e Ministro da Educação.

1ª vitória: o Professor foi afastado da disciplina e a sindicância será nomeada na próxima semana.

Muito obrigado à todos e todas que fizeram parte e se somaram a essa importante luta contra o machismo!

Continuaremos recebendo depoimentos de ex-alunos (as) que queiram relatar algum caso de abuso sobre o professor.

Segue a nota de repúdio feita pelo CACS e entregue ao colegiado:

No dia 15 de outubro de 2013 houve uma assembleia de estudantes de ciências sociais da UFMG convocada pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) da UFMG, para discutir o caso de assédio sexual e moral por parte do professor Francisco Coelho dos Santos a uma aluna, durante a aula de Sociologia 2. O assédio aconteceu da seguinte maneira: durante a aula (sociologia 2) o professor insinuou que a aluna e um amigo estavam tendo relações sexuais porque estavam conversando, "Por exemplo, a aluna e o aluno* não conseguem ficar mais de seis minutos prestando atenção na aula e logo vão conversar de outra coisa. Claro, falar de Geertz enquanto deveriam estar falando de sexo, de amor? ", e em um segundo momento na mesma aula em resposta a uma pergunta feita pela aluna, “ Veja bem, a relação professor- aluna. Vamos supor, que eu te ache uma menina muito atraente e queira terminar na horizontal com você. Aí eu já não te olharia como uma aluna, mas como mulher, porque aluna eu não toco, mulher eu toco".

Os estudantes e, principalmente, as estudantes de Ciências Sociais expressaram seus incômodos com os constantes atos inadequados e ofensivos em ambiente acadêmico decorrente da sensação de poder que o professor crê em possuir, acompanhados de abuso de autoridade, uma vez que o professor distribui 30 pontos de acordo com sua simpatia pelo(a) aluno(a) - o que ele chama de "brilho nos olhos". Esses assédios não aconteceram de forma isolada, houve vários relatos de ofensas do professor às mulheres, dizendo que menstruadas não serviam para nada, nem para o consumo oral. O professor Francisco Coelho já foi afastado de dar aulas nas disciplinas obrigatórias devido ao mesmo problema, retornando recentemente como professor de sociologia 4 e atualmente sociologia 2.

Tais posturas são inaceitáveis para um professor universitário que acha a sala de aula uma zona livre para exercer suas agressões e perseguições contra as mulheres. Uma universidade não pode ser conivente com nenhuma forma de opressão. Conforme decidido na assembleia exigimos do Colegiado de Ciências Sociais e do Departamento de Antropologia e Sociologia (SoA) seu imediato afastamento da disciplina, e convidados todas e todos a se juntarem a a nós nessa luta. Assinam essa nota *

*157 alunos assinaram a nota, mas preservaremos os nomes nas redes sociais.

Segue Link da notícia no Facebook AQUI

0 comentários:

Postar um comentário