Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O QUE É UM ERECS?!

Por Maik Oliveira

O Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais, o ERECS, é o que podemos chamar de "Socializador de ideias". Trata-se do maior encontro de estudantes dessa área específica em todo o Nordeste e pode ser considerada uma instituição livre, se observarmos que ele é pensado, gerido e realizado apenas pelos estudantes de Ciências Sociais de uma região do país, digo assim, porque não é algo que acontece apenas no Nordeste, há encontros iguais em todo o Brasil.
O ERECS é sem dúvida alguma a grande oportunidade que os estudantes têm de conhecer ideias, outros pensares, o que está acontecendo nas universidades espalhadas pela nossa imensa Região Nordestina. Todos os estudantes da área de todas as Instituições de Ensino Superior são convidados a participar, opinar, discutir, aprovar, reprovar, questionar, construir, realizar.
É no ERECS que conhecemos nossos colegas nordestinos de estudos e futuros colegas de profissão. Podemos unificar ideias, repensar outras, saber o que está dando certo, o que não está. Os problemas enfrentados pela sociedade em outros estados nordestinos, entre tantos outros importantes conhecimentos que podem ser adquiridos em um evento como esse, contribuindo muito para a nossa formação.
Pois bem, esse evento está sendo planejado para pela primeira vez acontecer aqui no Sul da Bahia, mais precisamente na nossa querida UESC, a nossa universidade. Espera-se cerca de 500 participantes de todo o Brasil e também de outros países, que certamente serão atraídos pela temática que está sendo pensada e discutida pelos estudantes das três turmas de Ciências Sociais da UESC.
O ano de 2012 certamente entrará para a história do nosso curso e sem dúvida alguma fará com que deixemos para nossos colegas que virão nos próximos anos um legado de alto nível, para que as Ciências Sociais se destaque cada vez mais na nossa região. Trata-se de uma construção sem precedentes.
Hoje estivemos reunidos. Representantes das três turmas opinaram, discutiram animadamente cada fase do processo para a realização desse evento. O Centro Acadêmico de Ciências Sociais, o CACiS, está enviando para o ENECS, o Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais, no dia 12 de julho, dois representantes para iniciarem as discussões sobre a realidade brasileira. No dia 15 seguinte mais uma boa quantidade de nós estará seguindo para se juntar com esses dois colegas em Minas Gerais, onde estará acontecendo esse evento, para apresentar o pré-projeto do ERECS. No retorno, já com as comissões formadas, iniciaremos as ações mais específicas para a realização do evento mais importante até aqui, do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Santa Cruz, totalmente construído por nós, estudantes.
Conclamamos a todos que se junte aos envolvidos, que se apresentem para participarem das equipes que já estão sendo formadas; escolha sua área predileta, secretaria, comunicação, logística, estrutura, alimentação, tesouraria. Dê a sua contribuição e entre para a história, esteja entre aqueles que poderão dizer no futuro. EU NÃO APENAS PARTICIPEI MAS TAMBÉM AJUDEI A REALIZAR O ERECS DA UESC.E AÍ PODEMOS CONTAR COM VOCÊ?

4 comentários:

Ranyere Serra disse...

Gente pelo amor de deus façam um blog mais organizado e mais atraente visualmente, isto tá parecendo que foi feito por uma criança de 7 anos.

Sociologia Hoje disse...

rsrsrsrs..acertou na criança, mas errou na idade sr Ranyere(super web designer), o blog foi feito pelo meu filho, e ele só tinha 5 anos, e não é que tem dado conta do recado, meu filho é mais inteligente que o seu..hehehehehe

Sociologia Hoje disse...

Mas de todo caso, sr Ranyere (mosntro sagrado da WEB) já estávamos nos movimentando para dar uma mexidinha no bixin..."isquente não" viu...não precisa se estressr, a gente vai botar umas corzinhas nele viiu! Amiguin?!

Sociologia Hoje disse...

Enquanto isso, Rany, aproveite pra deixar de lado o visu do bloguin e lê um poquin dos textos..CONTEÚDO, principal objeto dos cientistas sociais, afinal não somos estudantes de publicidade né?! Uai sô!

Postar um comentário