Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

Universidade Federal Fluminense, lança curso raro de Antropologia no Brasil.

O novo curso de bacharelado em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), com início em agosto deste ano, é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro e um dos primeiros no Brasil. A primeira turma será formada, exclusivamente, por meio do Enem - com 55 vagas - e transferência externa - cinco vagas. A partir de 2012, as turmas serão formadas pelo vestibular tradicional da UFF. A iniciativa de criação do curso decorre de uma longa experiência de ensino e pesquisa desenvolvida e acumulada pela universidade nas últimas décadas, desde a implantação da disciplina no país e sua inclusão definitiva nos currículos de Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado), até a criação do mestrado e do doutorado em Antropologia Social, no início da década de 1970.

O Departamento de Antropologia da UFF criou seu mestrado em Antropologia em 1994, inicialmente com o mestrado em Ciência Política, e seu doutorado em 2002. A partir de então, foram formados 32 doutores e 164 mestres até maio de 2011.

Os antropólogos têm sido fortemente requisitados, em todo o Brasil, especialmente para subsidiar a implementação de políticas públicas, nos âmbitos federal, estadual e municipal de governo, em todas as áreas de atuação, especialmente em educação, saúde, movimentos sociais (reforma agrária, por exemplo) e patrimônio. Além disso, a necessidade da intervenção antropológica se manifesta, especialmente, com relação às políticas de diversidade e de ação afirmativa e aos laudos referentes à demarcação de territórios indígenas e quilombolas, sem esquecer sua importância para realizações de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), de seus relatórios (Rima) e a delimitação de áreas de conservação e preservação.

A Antropologia investiga os diversos aspectos da vida social em diferentes culturas ou sociedades humanas e sua área de atuação abrange estudos sobre parentesco e organização social, política e economia, ritual e religião, corpo e pessoa, práticas de conhecimento, arte e simbolismo. A originalidade da Antropologia como Ciência Social reside em seu interesse pelo caráter multifacetado dos fenômenos coletivos e provém tanto de seu método etnográfico de trabalho de campo intensivo como de sua abordagem comparativa de fenômenos coletivos em diferentes contextos culturais e sociais.

Outras informações pelo telefax (21) 2629-2867 e no site http://www.coseac.uff.br/. O Departamento de Antropologia está localizado no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Campus do Gragoatá, Bloco O, sala 325, São Domingos, Niterói.

Agência UFF de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário