Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

Ensaio sobre a dádiva (Marcel Mauss) por Nádia aguiar Parte IV


Finalizando, Mauss considera que uma parte da nossa moral continua estacionada numa atmosfera de obrigação, liberdade e dádiva misturada, pois nem tudo está classificado nos termos de compra e venda. As coisas possuem um valor sentimental além do seu valor em si mesmo. Poderíamos dizer que Mauss também confere as coisas um feitichismo, assim como Marx, pois o valor da mercadoria não está em si mesma. Mauss também faz crítica ao utilitarismo, ao dizer que o valor vai adiante da sua utilidade, ele tem caráter simbólico. Não tem apenas um caráter funcional, a mercadoria não se esgota em sua natureza.

Como Marx, Mauss apresenta uma caráter utópico ao dizer que os povos, as classes, as famílias, os indivíduos, poderão enriquecer-se, mas só serão felizes quando souberem sentar-se em torno de uma riqueza comum. (:184). Mas como pensar o sistema da dádiva nos dias de hoje, em que o capitalismo nos apresenta uma versão massificadora de exploração do homem pelo homem?

Como citado no início desse texto ainda podemos observar uma lógica da dádiva disfarçada em nossas relações de gentileza, nas nossas relações sociais, mas não podemos negar a ordem econômica que reduziu as coisas ao seu preço.

Além de tais reflexões podemos pensar sobre o fazer antropológico inicializado por Mauss. Nas palavras de Lévi-Strauss na introdução do livro Sociologia e Antropologia, Mauss se faz numa dimensão astronômica ao procurar entender essa vastidão geográfica, ao mesmo tempo que ele se faz microscópico ao tentar observar nessas trocas tão locais seu caráter total e inconsciente, procurando demonstrar as profundidades da sociedade humana, não só nesse artigo como em muitos outros.

Talvez antropologia seja essa ideia de pensar o processo humano dentro desses dragões que são as percepções astronômicas, espaciais e as microscópicas, in loco.

Nádia dos Santos Aguiar
é formada em História pela UESC
Aluna de Ciências Sociais - UESC
Aluna especial do mestrado em Antropologia na UFSC

2 comentários:

Mayc Oliveira disse...

Cada dia leio um pouquinho mais desse texto..excelente, parabéns minha amiga!

Maik Oliveira

Anônimo disse...

Gostei da seleção de imagens! Muito legal

Postar um comentário