Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Acessibilidade em Itabuna e Ilhéus


Por Edson Alves


Resolvi escrever aqui sobre um assunto que todos os dias aparece estampado nos meios de comunicação do país, a “acessibilidade”. Escrever sobre um assunto que não se tem muito conhecimento é muito difícil, pois é, sem entendimento sim, sem conhecimento, porque poucos de nós que em nosso dia a dia andamos por aí e ainda, sobe e desce qualquer ladeira,rampa,escadas e etc... com a maior tranqüilidade não tem idéia do que seja uma dificuldade enfrentada por uma pessoa que está com a sua acessibilidade barrada, principalmente por falta de políticas públicas por parte dos nossos governantes.
Resolvi escrever aqui sobre tal assunto pelo fato de um grande amigo está passando por um problema que aflige a vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo, mas que devemos ter um olhar mais crítico quando se diz respeito à nossa região e sobre tudo as cidades de Ilhéus e Itabuna no Sul da Bahia, essas cidades não dar o direito de ir e vir dos seus filhos e também dos seus visitantes.
Em Ilhéus, por exemplo: dificilmente uma pessoa que esteja em uma cadeira de rodas encontrará uma rampa de acesso e quando encontram existem obstáculos, como é o caso de uma lanchonete em Ilhéus que possui uma rampa de acesso,mas que logo a frente da rampa está um balcão que impede a entrada dos cadeirantes.
Outro entrave na vida das pessoas que utilizam cadeira de rodas são os elevadores dos ônibus, muitas vezes os próprios funcionários não sabem manusear os equipamentos e deixando muitos passageiros indignados, além dos próprios usuários que dependem desse tipo de serviço para locomoverem-se, é preciso que estas empresas estejam mais preparadas para prestar um serviço tão útil à vida de milhares de pessoas que se encontram ou visitam as nossas cidades.
Por fim, o que devemos entender é que a acessibilidade deve ser assegurada a todos nós e com maior eficiência para aqueles que mais precisam, é uma vergonha que em pleno século XXI ainda estejamos tão atrasados em relação a uma coisa que teria que ser tão natural a todos.


Edson Alves é estudante de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Santa Cruz e Coordenador do Centro Acadêmico do Curso.

0 comentários:

Postar um comentário