Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Questão de gosto não se discute!


Por W. Ferreira


Certa noite o sono insistia em não vir. E como de costume, todas as vezes que o sono custa a vir, ponho-me a pensar e a elucubrar sobre os mais diversos assuntos. Nesta madrugada, em especial, pus-me a refletir sobre algo, tão inerente a mim mesmo, que suponho ter encontrado uma resposta satisfatória para um dilema antigo... ou não.
Em meio a um momento onde os meios de comunicação cospem casos e mais casos de violência contra homossexuais, passei horas pensando sobre a própria origem ou essência da homossexualidade, para a partir daí entender qual o motivo de tanta violência. E quer saber?! Não encontrei resposta alguma. Isto mesmo. A grande resposta é que não há resposta. Homossexualidade é gosto. O leitor, por exemplo, sabe porque prefere rosa, ou azul, ao invés de vermelho?! Ou sabe porque prefere maçã, ou laranja, ao invés de melancia?!
Pois é, homens que gostam de homens(ou mulheres que gostam de mulheres) também não sabem porque gostam de pessoas do mesmo sexo. A solução pra esse conflito é antiga, todos estamos cansados de ouvir que: ''Gosto não se discute''. Imagine se todas as pessoas que gostam de verde fossem espancadas por isso, pois essa é a lógica da homofobia: violência contra quem gosta diferente de mim.
Não estou querendo comparar pessoas à coisas, quis apenas um texto bastante simples, porque parece que falar que duas pessoas do mesmo sexo que se amam precisam ser respeitadas não tem funcionado muito.
Esqueçam os rótulos, lembrem-se das pessoas. Que cada um envolva-se com seus problemas e dilemas pessoais ao invés de ficar prestando atenção ou reclamando porque fulano namora, casa, ou vai pra cama com ciclano.
Termino minha reflexão, e um pouco do que quero dizer, por aqui. É um desabafo e ao mesmo tempo uma contribuição, porque ainda acredito que o mundo em que vivo pode ser diferente e acima de tudo respeitar as diferenças.


Wesley Ferreira é estudante de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz e compõe a Coordenação de Comunicação do Centro Acadêmico do curso.

0 comentários:

Postar um comentário