Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Sociedade e a Sociologia

O que a Sociologia tem a dar para a sociedade moderna? Desde quando Comte iniciou seus estudos, suas teorias sobre a sociedade, muito tem se perguntado sobre a importância dessa disciplina, poderia ela ter status de ciência? O francês Emile Durkheim se preocupou com isso, e buscou dar um método para esse campo de estudo, estudar os fatos sociais como coisas foi sua primeira grande contribuição para que a Sociologia pudesse ganhar a forma de ciência, daí para frente surgiram outros téoricos, que foram moldando a cara, o jeito, respondendo os porquês e principalmente apresentando para a sociedade métodos de estudos que podiam de forma ciêntífica explicar os fatos, os acontecimentos sociais, suas transformações e seus paradigmas.
A característica principal de nossa ciência, como disse a professora Anatércia Lopes ainda na calourada 2010, é questionar, questionar o que é posto, na política, na mídia jornalística, na religião e isso de fato incomoda. Não à toa tem sido constante os ataques à Sociologia, não à toa foi e está sendo tão difícil trazer a disciplina para o ensino médio no Brasil, não à toa ainda encontramos veículos de comunicação em massa como a revista Veja por exemplo que concentra sua opinião apenas pensando que a Sociologia estuda meramente o pensamento marxista, ela inicia sua reportagem dizendo que "agora obrigatórias no ensino médio brasileiro, as aulas de Sociologia e Filosofia abusam de conceitos rasos e tom panfletário. Matemática que é bom...".
Aparentemente a citada revista desconhece a importância de promover o senso crítico especialmente entre os jovens, e a Sociologia possui essa prerrogativa.
Que é importante Matemática, Língua Portuguesa, Biologia entre outras, não há dúvida, mas poucas disciplinas trabalham tanto a questão da formação de opinião como Filosofia e Sociologia.
Particularmente acredito que problemas como drogas, aids, corrupção, violência, homofobia, entre outros, a partir de agora serão mais discutidos em sala de aula e isso significa uma coisa, significa que nossa juventude estará mais preparada para lidar com esses problemas, uma vez que se discute ainda na formação básica, assuntos que fazem parte do cotidiano de todo cidadão desde criança, as ideias são mais bem formadas, as dúvidas são melhor esclarecidas então acredito que no futuro próximo teremos homens e mulheres mais atentos na vida, melhor capacitados para fazerem escolhas que realmente farão deles cidadãos mais felizes e consequentemente teremos uma sociedade mais limpa e mais justa.
Para o Brasil melhorar, Sociologia já!

Escrito por Maik Oliveira
Sugerido por Caio César, aluno da segunda turma de Ciências Sociais da UESC


6 comentários:

Unknown disse...

" A sociologia na verdade está sendo muito pouco vista e muito pouco estudada atualmente"

Unknown disse...

Cinara Ribeiro Monteiro ..
estudante do 1° ano do ensino Médio

Sociologia Hoje disse...

oi Cinara,
que bom ler seu comentário, e melhor ainda é que vc tem consciência da importância dessa disciplina, a sociologia.
Continue conosco tá!

Abraços!

Maik Oliveira

Anônimo disse...

(8) Quem quer trocar a copa do mundo por um país sem vagabundos? (8)

Quem está disposto a doar-se e fazer a diferença? A entender, compreender mais seu âmbito social? A formação do indivíduo, de seu meio, do indivíduo no meio? O piegas de que o problema está na educação é fato. E nem todos tiveram a chance de ter uma boa educação (na família mesmo também me refiro - principalmente). Quem está disposto a entender mais estes indivíduos e fazer diferença na vida deles? Dos que estão à margem? Olha, a priori eu confesso que tinha escrito um puta comentário negativo. Então, reparando nisso, pensei: se eu não acreditar no meu país, quem acreditará? Já estou cansada de ouvir que nosso país mão mudará, que será eternamente o país do futebol, do carnaval, novela - pão e circo. E quer saber, eu quero fazer a porra da diferença. Teorizar com poucas pessoas não atinge muito o objetivo. Sou muito leiga no assunto e tenho muito o que aprender. Confesso que a parte de remuneração não me motiva (considerando que o imposto de nosso país é alto e suprir as necessidades básicas, pagar um monte de conta e ter uma vida confortável é um custo), mas quer saber? Vou arriscar. Parabéns à pessoa que escreveu este texto, estimulou-me a me tirar da indecisão de que curso fazer. Farei agora minha inscrição para a UFSC.
"Para o Brasil melhorar, Sociologia já!"

Namastê...!

Anônimo disse...

Obrigada, Caio Cesar.

Anônimo disse...

Caramba, vc me fez tão feliz agora! É muito bom fazer a diferença..continuaremos aqui ao seu dispor e olha! Muito sucesso viu! Desse jeito vc vai longe.

Um abração

Maik

Postar um comentário